Postagens mais visualizadas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Diário da Depressão - Parte II - Não esquecer de tomar o AD



O antidepressivo deveria ser uma pílula mágica que muda sua vida pra sempre, acabando com a depressão num estalar de dedos!
Ok! É pedir demais.

Mas é pedir demais que 75% do tratamento não dependa tão somente da minha força de vontade?
Não tem nada mais desanimador pra uma pessoa depressiva do que ter que levantar e fazer coisas por conta própria. É quase uma tortura no estilo "arrancando-as-unhas-com-pinça-torta".

Tá bom! Puro exagero! Mas é quase isso.

E a pior parte é "dois-pontos" ESQUECER DE TOMAR O MALDITO REMÉDIO!
Tem coisa mais maluca? O remédio que não faz muita diferença no seu tratamento, ao mesmo tempo não pode ser de forma alguma esquecido por um dia sequer.
Talvez um dia nem influencie. Ou dois. Mas três... Batata! Já é caso de internação.

Vou compartilhar uma pequena experiência.

Um dia desses aí, meu remédio acabou. E eu teria que ficar pelo menos uma semana sem tomá-lo (1) porque eu não tinha receita médica e (2) não tinha dinheiro pra comprar. Mas ok! Achei que não ia acontecer nada e que eu ia levar super-de-boa esses sete dias sem o ad.
Que bobinha! No terceiro dia, eu simplesmente não consegui ao menos levantar da cama e ir trabalhar. Parece que meu colchão tinha criado braços que me agarravam e eu não podia me mexer.
No quarto dia, surtei e senti como se o mundo rodasse a minha volta. Tive crises surreais e a única coisa de que me lembro nitidamente foi de andar, como se a rua não tivesse fim, e chorar, tentando me sufocar com as minhas próprias lágrimas.

Enfim... Não tem nada mais perturbador do que a agonia que causa essa tal de depressão. E não tem nada mais enfraquecedor do que o fato de não ter forças suficientes pra sair desse poço. Mas o fato é que não seguir corretamente o tratamento é o mesmo que cavar um buraco enorme e se afundar mais ainda nesse abismo escuro.

Siga as recomendações do seu médico e não deixe de tomar o antidepressivo. Esse é o primeiro passo pra conseguir qualquer êxito nessa guerra.


Por Monique Oliveira
Imagem: Monique Oliveira
A3NaoDa®

2 comentários:

  1. Depressão é coisa séria mesmo, não por deixar de cuidar :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Paula. É um transtorno complicadíssimo. E a maioria das pessoas leva como brincadeira. Se soubessem o quão difícil é lidar com isso...

      Excluir

Deixe seu comentário e seu contato!